Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

José Serra e Arnold Schwarzenegger se encontram em Conferência do Clima

Eles destacaram importância de governos regionais nas ações climáticas.Schwarzenegger propôs conferência de governadores sobre tema.



Dennis Barbosa
Do G1, em Copenhague



"A Califórnia é a sétima economia do mundo e dita tendências"


Os governadores de São Paulo, José Serra, e da Cailfórnia, Arnold Schwarzenegger, se reuniram nesta terça-feira (15) em Copenhague num evento paralelo à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15). Eles defenderam a importância dos governos subnacionais (estaduais, provinciais, municipais etc.) nas ações para contenção das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Serra destacou as medidas de seu governo no setor, como a instituição da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), e disse que “o mundo espera um acordo ambicioso e legalmente vinculante (de cumprimento obrigatório)” na COP 15.

“Vim para a Dinamarca para dizer que o estado de São Paulo está preparado para ser parte da solução e espero que os chefes de estado aqui reunidos façam o mesmo”, apontou.



- Shwarzenegger chamou governador paulista de 'Sierra' -


Bem-humorado, Shwarzenegger saudou seu colega paulista – a quem chamou de “Sierra” – e brincou que já havia estado anteriormente na capital da Dinamarca, entre outras coisas, para eventos de fisiculturismo.



“Líderes do mundo vêm à Califórnia para ver o que estamos fazendo”, contou.

Schwarzenegger assinou, em 2006, uma lei que pretende fazer com que seu estado, independentemente dos EUA, adote medidas no sentido de respeitar o Protocolo de Kyoto.

“A Califórnia é a sétima economia do mundo e dita tendências”, afirmou. Ele acredita que os avanços econômicos e tecnológicos para solucionar os problemas relacionados ao aquecimento global devem superar os entraves políticos entre os países.

O governador americano sugeriu que a ONU organizasse uma conferência sobre mudanças climáticas voltada a governos locais e ofereceu a Califórnia para sediá-la.



Gordon Campbell, governante da Colúmbia Britânica, no Canadá, também participou do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário