A chegada do inverno à Europa, com nevascas e temperaturas abaixo de zero, deixou dezenas de mortos por causa do frio e de acidentes, além de ter provocado situações caóticas em vários serviços ferroviários, entre eles o Eurostar, que liga Paris a Londres, além de atrasos e cancelamentos de voos.
No fim de semana, 42 pessoas morreram de frio na Polônia, onde foram registradas temperaturas inferiores aos 20 graus centígrados. O número sobe a 69 os mortos neste país desde o início de dezembro
Outras seis pessoas morreram em acidentes na Alemanha e três na Áustria.
Em Londres, a companhia ferroviária Eurostar anunciou nesta segunda-feira (21) a abertura de uma investigação para esclarecer os incidentes que na sexta passada paralisaram a circulação de trens de passageiros sob o Canal da Mancha.A companhia também não deu garantias de que o serviço de ligação de alta velocidade entre Londres e Paris será retomado normalmente na terça-feira.
"Sinceramente lamentamos ter que tomar esta decisão e entendemos a frustração decepção dos passageiros", afirma a companhia em um comunicado.
Além de repor a passagem, a companhia se comprometeu a pagar indenizações pelas inconveniências causadas pela suspensão das viagens aos passageiros, muitos dos quais passaram até 15 horas sem alimentos.
A diferença de temperatura entre o frio ao ar livre e o calor no túnel sob o canal paralisou as operações.
Segundo a Eurostar, 24 mil pessoas estão atualmente bloqueadas dos dois lados do Canal da Mancha.
O secretário francês do Transporte, Dominique Bussereau, anunciou o início de uma investigação sobre o incidente no Eurostar e classificou os fatos de inadmissíveis.
Inúmeros voos também foram cancelados nos aeroportos europeus.
O aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle tinha previsto cancelar 20% de seus voos nesta segunda-feira, segundo a Direção Geral da Aviação Civil (DGCA).
Na Espanha, duas das quatro pistas do aeroporto de Madri-Barajas tiveram de ser fechadas por problemas de visibilidade. Mais de 50 voos foram cancelados e oito trens de alta velocidade paralisados pela neve.Cerca de 700 pessoas passaram a noite no aeroporto de Amsterdã-Schopol por causa de dezenas de voos cancelados.
No fim de semana, milhares de europeus ficaram bloqueados em trens, estações, estradas e aeroportos.
A temperatura atingiu 33,6 graus negativos na madrugada de sábado na Baviera (sul da Alemanha). A França teve uma das noites mais frias do ano, com -24ºC no domingo.
O frio e a neve também atingiram o sul da Europa. Várias regiões do norte e do centro de Portugal foram colocadas em estado de alerta no domingo, e o tráfego aéreo continuava muito perturbado no aeroporto internacional de Madeira.
Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados
Cavalos brincam em descampado perto da cidade de Varsóvia, na Polônia; 42 pessoas morreram no país por causa do frio no fim de semana
Uma bicicleta congelou no centro da cidade de Munique, na Alemanha, em meio ao caos no transporte. Seis pessoas morreram em acidentes provocados pelo frio e a neve no país
Poloneses caminham em parque coberto pela neve no centro de Varsóvia; onda de frio matou mais de 40 pessoas no país
Praia de Ondarreta de San Sebastián, na Espanha, fica coberta de neve depois da passagem de uma tempestade que atingiu todo o norte do país
Nenhum comentário:
Postar um comentário